Praia do Sossego

Praia do Sossego

A Praia do Sossego é uma belíssima praia de areias finas e douradas, com um mar de águas limpas e esverdeadas e normalmente com ondas. Com uma vegetação litorânea preservada e cravada entre morros esta praia revela um local de extremo sossego, daí a origem de seu nome. Sem nenhum tipo de infra-estrutura de atendimento recomenda-se ao frequentador levar bebida e alimento até o local.

A Praia do Sossego pertence ao Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), parte integrante do programa Niterói Mais Verde. Possui uma extensão bem pequena (cerca de 150 metros) e está localizada entre as praias de Piratininga e Camboinhas, ambas da Região Oceânica de Niterói. Seu acesso se dá exclusivamente por uma trilha bem curta de nível fácil, sem obstáculos que, apesar de ingrime, é super acessível para todos.

No início da trilha temos uma bela vista de toda a Praia de Camboinhas, que encontra-se ao seu lado esquerdo. Também ali há alguns mirantes interessantes, perfeito para tirar fotos. Seguindo pela trilha, chegaremos à pequena praia que, de fato, faz jus ao nome. Mesmo em um dia de sol, em pleno final de semana, o movimento era mínimo, muito inferior ao encontrado em outras praias mais badaladas de Niterói ou do Rio de Janeiro. Mas o fato de existir um certo “sossego”, não significa que a praia é exclusiva. Ao longo do dia observa-se um número maior de frequentadores por ali, inclusive, de ambulantes, o que facilita a vida de quem esquece de levar comes e bebes para passar o dia. Mas a dica é ir preparado, pois não é toda hora que há vendedores no local.

Não esqueça de levar sacos para guardar todo o seu lixo, afinal, um lugar desse merece e deve ser preservado!

Há, ainda, moradores da área que alugam cadeiras de praia (não sei se barracas também), mas não são muitas, portanto, procure levar seus próprios pertences. A trilha é tão simples que é possível faze-la tranquilamente levando cadeiras e barracas na mão.

COMO CHEGAR

O acesso à praia se dá ao final de uma rua sem saída, no bairro de Camboinhas. Não há ônibus que passem perto, mas é possível conjugar os ônibus que vão para a Região Oceânica com um transporte individual privado, como uber ou táxi.

De carro: Com a recente inauguração do Túnel Charitas-Cafubá, a melhor opção para quem vai de carro é seguir pelo bairro de São Francisco, em Niterói até Charitas, onde se dará o acesso ao túnel. Após passar pelo túnel, siga pela Av. Raul Rodrigues de Oliveira e, em seguida, continue pela Av. Almirante Tamandaré. Após, acesse a Av. Professor Carlos Nelson Pereira dos Santos, já no bairro de Camboinhas, até a entrada da Rua da Graça. Siga até o final desta rua, que é residencial e sem saída. Ao final, estará a placa localizando a trilha para a Praia do Sossego.

De ônibus + táxi ou uber: Não há ônibus que deixem na rua que dá acesso a trilha, portanto, a melhor opção é pegar qualquer um dos ônibus que vão até a Região Oceânica e descer no ponto do Shopping Itaipu Multicenter, primeiro. Entre as opções de ônibus que vem do centro de Niterói, há o 38 e 46, por exemplo. Pra quem vem do Rio, há o 770D, que passa na Central. Após descer neste ponto, basta pedir um táxi ou uber que leve até o final da Rua da Graça, em Camboinhas. Há outras opções para quem vem do Rio: os ônibus da linha 1001 ( 740D, 760D etc) estão fazendo o trajeto pelo túnel Charitas-Cafubá, sendo o ponto final na rotatória após o túnel. De lá, é possível chamar uber ou táxi.

View this post on Instagram

#0 🇧🇷 #Sossego #Niterói . • Hoje a descoberta foi um cantinho ao lado da praia de Camboinhas, lindo demais! . • A praia do Sossego é pequenininha, tem pouca estrutura (mas tem: cadeiras, bebidas etc). Tem que descer uma micro trilha minúscula, ingrime, com início no mirante, tranquilona. • A única coisa chata é que a água tava muito suja! 😢 Sujeira humana de quem não pega seu lixinho. Pelo amor de Deus, gente! O que se passa na cabeça dessas pessoas? AFF! 😤 • Parar o carro torna-se difícil. Cheguem cedo! 🙌🏼 • • ✏ @marianagrizendi . • #pertinhosóquelonge #pertinhoSQL #praiadosossego #niteroi #camboinhas #sossegobeach #RJ #nikiti

A post shared by PertinhoSQL • Travel Memories (@pertinhosoquelonge) on

View this post on Instagram

Sossego Beach, Niterói – RJ

A post shared by Carlos Vannier (@vannier_niteroi_paradise) on

Praia de Camboinhas

Praia de Itacoatiara – A melhor do Rio

 

 

Deixe o seu comentário
Comentário
Nome
E-mail